domingo, janeiro 09, 2011

Dúvidas? Nenhumas.

Cavaco quando a conversa não lhe interessa vem sempre com o discurso do intelectual da latrina.
«Se não sabem quais os são os deveres de um presidente da República leiam o que diz Gomes Canotilho e Vital Moreira».
Ora, precisamente em época de eleições era importante que se lesse, com toda a atenção, a entrevista que Gomes Canotilho dá ao Expresso, intitulada: «Cavaco podia ter demitido Governo», onde o Constitucionalista considera que havia razões para o Presidente da República ter demitido o Governo para assegurar o "regular funcionamento das instituições democráticas" e propõe um alteração a este artigo da Constituição.
Preto no branco.
Dúvidas??? Só os acéfalos!!!
Percebem a razão de Sócrates apoiar, declaradamente, um senhor Silva???
Mas, mais esclarecedora, se ainda fosse necessário, é a resposta que Gomes Canotilho dá à pergunta da jornalista sobre os principais atributos ou qualidades que deve ter um Presidente.
Responde o professor, sem hesitar:
«São várias. Nunca a ideia de neutralidade. Um Presidente não é neutro, nem apenas moderador. Neste aspeto, Cavaco Silva às vezes perde, porque ele considera-se um Presidente que não é político nem partidário. Ora o cargo de Presidente da República é político e essa redução que às vezes se pretende fazer é precisamente aquilo que Mário Soares ataca. Verdadeiramente, a política é a arte mais nobre dos homens desde que seja colocada ao serviço das pessoas e dos povos e sempre foi assim desde Aristóteles. Eu penso que todos temos as mãos sujas no sentido sartriano. Desde que não sejamos corruptos e sejamos honestos, devemos exprimir isso mesmo. Estamos neste posto, há muitas dificuldades, são precisas opções políticas claras, conformadoras da nossa vida. Um Presidente tem o direito de exercer este tipo de magistratura de acordo com a sua personalidade e o crisma que empresta ao cargo - um Presidente é isto. Tem partidos a apoiá-lo, estamos no plano do debate político. Outra das qualidades fundamentais é a da integração social. Um Presidente representa a República ou o Estado em termos externos, mas além de cumprir esta função, tem também a da integração, das fracções partidárias, de ver as pessoas, o rosto e a alma das pessoas concretas. Ele é o representante de todos os portugueses, independentemente da sua classe e profissão. Mais ainda. No contexto atual, deveremos ainda ver que ele é Presidente num contexto de constelações pós-nacionais, de um país que está integrado na União Europeia, que pertence aos países de língua portuguesa, que tem muita imigração e, portanto, ele tem de ser o Presidente de todos. É preciso ter a coragem de ser um Presidente integrador também nestes contextos fractais e dizer claramente que não há terreno para a xenofobia em Portugal, que a combaterá fortemente, que Portugal foi um país de emigrantes e hoje recebe muitos e que ele é o Presidente de todos. Para dizer de forma mais atual, um Presidente da inclusão dos outros, no sentido do nosso país ser integrado, de pluralidade social e de ser um país que se pretende transportador de experiências globais desde as nossas descobertas.»
Quem ficou com dúvidas???
Senhor Silva leia em voz alta a entrevista, soletre e interiorize a mensagem...depois caladinho!!!!