segunda-feira, novembro 15, 2010

Um país à deriva

Depois do total despesismo que se foi verificando, quer no domínio do público, como no privado, eis-nos chegados ao abismo.
Dezanove anos de cavaquismo, ora no (des)governo do país ora numa presidência da república onde o lema foi a «sã convivência institucional» e, com os restantes 17 anos de democracia a distribuírem-se pelos governos de Soares, Guterres, Durão, Santana, Sócrates e… a sempre preciosa «ajudinha» do CDS quer na forma do queijo Limiano quer na destruição de sobreiros ou na aquisição dos submarinos - o descalabro chegou, como tinha que chegar. Previsível!!!
Um abismo em que o país caiu fruto da incompetência, dos roubos e dos elevados vencimentos, prémios e «chorudas» reformas que se foram pagando sem que houvesse dinheiro para tais devaneios.
Com devaneios a nível do poder central mas, também, e de forma perigosa, no poder regional e local.
Tudo se queria fazer adiando sine dia o pagamento das facturas.
Adiaram o mais que puderam!!!
Depois, para precipitar ainda mais o descalabro, chegou uma crise, a financeira!!!
A bancarrota pairou no espectro socioeconómico do país!!!
Os causadores ficaram impunes!!! Passeiam-se pelos paradisíacos paraísos sejam eles fiscais ou de veraneio.
A juntar a tudo isto os vários e sucessivos escândalos político partidários. Com uma justiça falha de autoridade e de oportunidade para julgar.
Segue-se o triste e encenado folhetim de «faca e alguidar» do orçamento de estado!!
Mas que estado de … sítio!!!
A classe média DESAPARECE.
Este primeiro-ministro acaba com o abono de família; reduz a comparticipação dos medicamentos para os mais idosos; anuncia o cheque-bebé e esquecendo-se dele ainda antes de o lançar; passou uma legislatura a propagandear grandes empreendimentos que ou não passaram do papel ou serviram para se servirem deles uns quantos comensais; que anunciou o aumento do salário mínimo e agora o congela; que reduziu os salários da função pública; que aumentou o IVA; que cortou nos apoios sociais, subsidio de desemprego, reformas e outras ajudas sociais a escolas e institutos; que contribui para o aumento da crise social e económica; que mergulhou o país na maior recessão económica que há memória, com um défice orçamental monstruoso, uma monumental dívida externa, com um índice de desemprego elevado, com um recorde absoluto de carga fiscal, com o fosso entre ricos e pobres a aumentar desmesuradamente, com o desmantelamento efectivo do estado social; com um país a cair perigosamente nos índices do desenvolvimento humano; é o mesmo primeiro-ministro que, arrogantemente, continua a falar de um país hipotético.
Fecharam o orçamento!!!
Direito a fotografia e tudo, para mais tarde recordar…..
Mas, os «mercados» continuaram nervosos!!! Não se acalmaram!!! Nem com o Xanax do «acordo»!!!
Nem com um Presidente da República a enviar mensagens pelo «Twitter» para acalmar os nervosos parlamentares portugueses.
Estranho. Então não existem outras formas de fazer chegar os puxões de orelhas sem ser pelas redes sociais???
Estranha-se, ou talvez não, vindo de um presidente que ao longo do seu «mandato» foi tudo menos interventivo, dentro e fora muros.
Vai daí, fala-se da chegada do FMI!!!
Só que já cá está…..com o PEC I, o PEC II, o PEC III e com toda a certeza com o PEC IV e o PEC V…até ao sufoco total!!!
A morte de uma nação soberana e livre.
Se nos anos 80 do século passado o FMI já cá esteve, para má memória dos portugueses, e que só foi expulso do nosso território graças aos fundos, e que fundos, estruturais da Europa, sem que tivesse havido o objectivo de estruturar, isso sim, a economia portuguesa e dotar os portugueses dos meios e dos saberes para que hoje não se verificasse a total impreparação para os novos desafios da economia.
Agora, há o agitar do papão FMI para que as pessoas aceitem de bom grado, o assalto às algibeiras que lhes está a ser feito.
Esse sim é o verdadeiro papão!!
Agora, e só agora, fala-se da venda da dívida aos chineses….
Bem, por cá, na Guarda, a maior empresa empregadora já é a «Casa China»!!!
Sintomático!!!
Talvez para compensar uma outra empresa, a tal do “Call center” «anunciada» como criadora de 250 empregos mas, que se ficou tão só pelos 25….e, agora, já vai em 20 empregados!!!
Um investimento, recorde-se, de 450 mil euros por parte da Câmara municipal da Guarda!!!
Pois é….adequação das empresas às circunstâncias dos mercados…os nervosos!!!
Depois, que dizer de mais uma adequação empresarial!!! Esta das Águas do Zêzere e Côa que …aumentaram em 10% as facturas da água e …em 15% no saneamento!!!
Preparem-se os consumidores para pagar mais esta … adequação!!! Só que desta vez, são os lucros que a empresa pretende arrecadar para pagar as luxúrias dos administradores!!!
A crise é sempre um janela de oportunidades para alguns, bem de ver!!!
De janelas e portas fechadas já está o Hotel Turismo da Guarda.
A incompetência de uns e a incúria de muitos em não perceberem que com o encerramento do Hotel Turismo perde-se muito do nosso, cidadãos guardenses, património arquitectónico, cultural e da memória colectiva de uma região. E, pior de tudo, lança-se no desemprego mais e mais trabalhadores.
Os tais que enchem o peito a falarem do triste e depauperado Estado Social.
Encerrado!!!
(artigo publicado no jornal «O Interior» em 11 de Novembro de 2010)