segunda-feira, outubro 25, 2010

Ratos de porão

Já lá vão uns anos quando os alunos de um curso de Economia, da Universidade do Porto, decidiram fazer  greve a .......UM EXAME!!!
Exactamente...a um exame!!!
Estávamos no ano de 1973, em ditadura.
A greve tinha a ver com o facto de um senhor professor, Miguel Cadilhe, esse mesmo o do governo de Cavaco, obrigar os alunos a realizarem o exame da 2.ª frequência sem que a nota da 1.ª tivesse sido publicada.
Percebem a razão da contestação, evidentemente!!!
Vem a propósito este episódio para se perceber as qualidade de tal personagem.
Exactamente.
Não é que o dito ministro Cadilhe vem agora dizer que foi durante o governo de Cavaco, ao qual ele pertenceuque a Administração Pública portuguesa se transformou na terceira mais cara da Europa.
Cadilhe diz, que "os trabalhos preparatórios do novo sistema retributivo da função pública (...) correram sob a responsabilidade directa de Cavaco Silva", referindo-se aos alicerces do Novo Sistema Retributivo da Função Pública que colocou a administração pública portuguesa no terceiro lugar entre as mais caras da Europa.
O sistema foi aprovado em conselho de ministros em 1998, recorda Miguel Cadilhe, no qual o ministro das Finanças se mostrou preocupado.
De acordo com o então ministro, o mesmo terá tentado precaver problemas futuros impondo condições para a aplicação do novo sistema, nomeadamente a redução de despesas e melhoria de produtividade.
Cadilhe não hesita em denunciar que o Governo não deu sequência às suas propostas e conclui que isso "teve efeitos avassaladores" nas despesas estatais. O ministro escreve que o caso "foi uma demonstração de como uma importante e justa reforma pode ficar a meio do caminho, derrapar e virar-se contra o reformador".
Para Cadilhe,  Cavaco é o pai do "monstro" do défice, um dos epítetos pelos quais ficou conhecida a dimensão da ruptura das contas públicas portuguesas.
Percebido o que era na altura o senhor professor e o que é hoje o ex-ministro das Finanças de Cavaco.
Entendido!!!
Esqueceu-se de falar da «sua» passagem pelo BCP!!
Estranha-se!!!
Ontem como hoje, coisas de poder!!!
E de publicitação.
Claro!!
Gostaria Cadilhe de «ele» mesmo estar a liderar as tais negociatas com o Ps do Teixeirinha dos Cantos???
Azedume???
Vai um rennie para a azia???