quarta-feira, setembro 29, 2010

A manipulação orquestrada

Noam Chomsky elaborou uma lista das “dez estratégias de manipulação”.
Uma dessas estratégias, mais usadas, é a “Estratégia da Distracção”.
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distracção que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pela elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distracções e de informações insignificantes. A estratégia da distracção é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.
“Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais, citação do texto «Armas silenciosas para guerras tranquilas».
Esta é precisamente a estratégia usada e abusada pelo presidente, da Assembleia Municipal da Guarda, nas reuniões em que os temas para debate são melindrosos para o «seu» executivo.
O regimento e, não as «cortesias», no seu artigo 28.º no ponto 3. diz taxativamente que « O período de “Antes da Ordem do dia” terá um máximo de sessenta minutos (60 minutos), para a Assembleia e um máximo de trinta minutos, para a Câmara Municipal participar na discussão e/ou responder às questões formuladas».
Ora, na última sessão ordinária da Assembleia Municipal do dia 24 de Setembro de 2010, o período do “Antes da Ordem do Dia” teve só uma duração de 6 (seis) horas.
Para uma agenda com 12 (doze) pontos, imagine-se a dificuldade de apresentar, debater e votar os restantes pontos da ordem de trabalhos.
Tudo a correr e sem qualquer tempo para nada, senão para votar.
Chomsky bem tinha razão «manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais....».
Caladinhos....isso mesmo caladinhos....votem que é tempo de voltar à granja.
Percebido??