terça-feira, agosto 10, 2010

Que crise???

O número de empresas públicas cresceu 20% nos últimos três anos, o que corresponde a mais 16 novas entidades, entre sociedades anónimas e entidades públicas empresariais.
Mais significativa foi a subida no número de gestores.
Entre 2007 e 2009, os administradores públicos passaram de 377 para 448, o que representa mais 71 administradores ou um aumento de 19% em três anos.
Consequentemente, os encargos com as remunerações destes gestores saltaram de 26,8 milhões de euros em 2007 para 32 milhões de euros o ano passado, uma subida de 19,4%.
Estes dados constam dos últimos dois relatórios de governo de sociedade das empresas públicas divulgados pelo Ministério das Finanças.
Nos últimos três anos foram criadas novas empresas públicas em vários sectores.
Parque Escolar, Frente Tejo, Arco Ribeirinho Sul, EMA (meios aéreos), SIEV (matrícula electrónica), Agência Nacional de Compras, várias sociedades Polis e as empresas de cultura - OPART (Teatro de São Carlos e Companhia de Bailado) e Teatro Nacional de São João - são as principais novas sociedades.
Pelo caminho, através da entrada em processos de liquidação, ficaram várias sociedades polis (empresas regionais de requalificação urbana).
Só que, aqui pela Guarda não há sinal das contas da Polis!!
Até quando??
Perguntem ao Queiroz!!!
Também se ficou a saber que foi sobretudo o número de administradores executivos (os mais bem pagos) que cresceu, de 333 para 406 nos últimos três anos.
Os «boys» ao ataque!!!
Vá de encher a pança que a porca está de mudança para nova (velha) pocilga!!