segunda-feira, agosto 16, 2010

A paciência tem limites

Em época de incêndios importa comemorar mas, igualmente reflectir sobre o muito que é devido e prometido.
Todos sabemos o papel meritório, abnegado e de entrega ao serviço voluntário, é bom que se frise tal facto, em prol do socorro aos cidadãos que, os bombeiros têm vindo a prestar à comunidade.
Pena é que, como sempre acontece, certos responsáveis só se lembrem da actividade dos bombeiros em época de incêndios ou quando há alguma comemoração.
Logo se aprestam, os «importantes» a aparecerem para figurarem na foto ou exaltarem o trabalho dos outros como sendo obra desses parasitas.
Vem tudo a propósito da comemoração, em sessão solene, dos 134 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses.
Não basta aparecer e dar os parabéns, comer e beber e....quiçá brindar à vida da Associação.
Não chega!!!
Ficou-se a saber que, apesar das muitas dificuldades, a instituição continua a pagar pontualmente aos  assalariados e credores.
Mas, outros há, como a Câmara da Guarda que não honra os compromissos assumidos e tem em dívida as comparticipações orçamentais referentes a 2008 e 2009, para com a instituição.
ISSO É INADMISSÍVEL!!!
Como é possível uma Câmara não cumprir com o que é devido e, principalmente, para com uma instituição de voluntariado e de apoio às populações em situações de necessidade.
VERGONHOSO!!!
Para almoços, festas, romarias e outros eventos pimba não falta o dinheiro!!!
Pois é, opções de modos de vida!!!
Mas, as opções não são só locais. O poder central continua a privilegiar e a apoiar, primordialmente, as estruturas profissionais esquecendo-se do papel importante que o voluntariado representa na comunidade.
O profissionalismo não é por si só escola de vida, será modo de vida, como em tudo.
O voluntariado é, indubitavelmente, a melhor das escolas onde o dever de reconhecer a razão do sentir a vida mais se desenvolve.
Infelizmente quem manda pensa que o profissionalismo, quer seja aqui como noutras situações, será a mezinha para todos os males.
Não é nem nunca o será.
A vida com valores será sempre a melhor escola de vida, quer o queiram quer o ignorem.
Como também, e tem tudo a ver, o reequipamento em material das instituições voluntárias a favor do centralismo das grandes regiões, caso das verbas do QREN.
Também se verifica a macrocefalia existente dos poderes centrais em detrimento dos anseios, das necessidades do interior.
São evidências que, só uns quantos bacocos, parolos e imbecis que, apegados ao «tacho» os cega e querem fazer acreditar os outros que nada disso acontece.
Os exemplos confirmam-no, seus hipócritas e cretinos vendidos.
Deixem-se de tretas e lamechas e cumpram com o que vos é devido e falem verdade.
Só isso chega.
É muito, claro!!!
Parabéns aos Bombeiros da Guarda pelos 134 anos.
Mesmo sem medalhas fica o nosso reconhecimento pelo trabalho em prol das populações.
Bem-haja!!!