quinta-feira, julho 08, 2010

Os números que enganam

As medidas governamentais na educação já estão a dar os seus frutos.
Só em 2008/09 os cursos profissionais, os que tudo enganam e nada produzem, com taxas de conclusão de 78,1%, disfarçaram quebra no curso geral.
Percebida a acérrima vontade de abrir como cogumelos os cursos profissionais.
O exemplo é o mesmo da proliferação há uns anos das universidades e institutos em tudo o que era lugar, lugarejo, aldeia, vila e cidade.
Não havia terrinha que não queria ter a sua Universidade, privada, pois então!!
Mas, voltemos às oportunidades. novas que ficam melhor e soam a modernidade, parola.
Os alunos que terminaram o secundário em cursos profissionais, em 2008/2009, tiveram uma taxa de conclusão de 78,1%.
Leram bem?? Só 78% de conclusão. Reparem que a semântica agora já não é de «sucesso». Agora, na linguagem socratina, fala-se de «conclusão».
Perceberam?
O valor da conclusão é muito superior ao registado entre aqueles que frequentaram as vias de ensino mais tradicionais, os chamados "cursos gerais" (científico-humanísticos), que não foram além dos 66%.
Também se percebe, ou não???
Pois então.
Os dados - divulgados nas últimas "estatísticas da Educação", do gabinete de planeamento (GEPE) do Ministério da Educação - indicam mesmo que, se não fosse a via profissional, teriam subido em 2009 os chumbos no 12.º ano.
Recorde-se que, em Agosto do ano passado, José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues citaram dados provisórios, apontando para 18% de chumbos no secundário, quase metade do insucesso de 2005. Na altura, apesar de vários pedidos nesse sentido, o Ministério nunca divulgou estes dados discriminados por cursos.
Pois é, sabiam que estavam a falsear a realidade.
Como sempre!!
Nada a estranhar.
Recorde-se, para os mais distraídos que os cursos profissionais não são obrigados à realização de provas externas, não realizam os exames nacionais.
Há, inclusive, escolas que têm uma «cultura» de dar segundas e até terceiras oportunidades de avaliação escrita aos alunos, até conseguirem a tal «conclusão»!!!
PALHAÇADA!!!
Aguardam-se as pautas dos exames nacionais de 2010.
Depois se verá como foi a «conclusão»!!!