terça-feira, julho 27, 2010

O teste do stress

Os bancos foram alvo, ao que dizem, de um teste denominado de stress!!!
Poderia ter sido o teste da D. Branca, da liquidez financeira, do agravamento fiscal, da especulação ou outro qualquer como o de caçar papalvos com créditos para o consumo da bilha ou do bilhar de bolso.
Mas, este foi do stress!!!
Como se alguém ainda acreditasse que os bancos se deixariam «testar» e, desde logo ao stress, se não tivessem a certeza que a dita prova é uma aferição para meninos acéfalos ou, para enganar mais uns quantos papalvos.
Vai daí, resultados fabulosos....
Tudo em ordem e, na devida conformidade.
Bem de saúde e...recomenda-se!!!
Só que, nestas coisas, não há previsões para nada.
Vai daí, vários economistas têm criticado este modelo de teste.
Um deles é Nouriel Roubini, que afirma que os critérios dos testes de stress a que foram submetidos 91 bancos europeus "não são suficientemente realistas", pois não reflectem a deterioração das condições económicas, deixam de fora boa parte da dívida pública, excluindo a possibilidade de default nos países do euro. 
Mas, afinal, quem previu o afundanço, no verão passado, da bancada financeira??
Ninguém!!!
Pois.....
O economista alemão Wolfgang Münchau escreveu no Financial Times que, o objectivo dos testes era apenas assegurar que só chumbavam os bancos que já se sabia que precisavam de ser reestruturados, considerando "irresponsável" o facto de os testes terem negligenciado a possibilidade de um incumprimento na dívida soberana e dizendo que "é o mesmo que um test drive a um automóvel não considerar a possibilidade de um veículo lhe aparecer de frente".
Ora, vamos lá ter juízo.
Não se pode brincar, mais uma vez, com a vidinha das pessoas.
De salientar que algumas instituições não foram consideradas nesta análise, nomeadamente os seis bancos alemães que ainda não revelaram qual é neste momento a sua exposição à dívida soberana europeia!!!
Perceberam???
Isto do stress é para os outros.....para alguns, só há nervoso miudinho, nas pontas dos dedos, para contarem as notas!!!