sábado, junho 19, 2010

Hospital Central???

A falta de médicos fecha extensões de saúde em todo o interior e, no caso concreto, na Cova da Beira.
A antecipação do pedido de reforma ameaça futuro de extensões de saúde e agrava problema da falta de médicos de família
OS CUIDADOS de saúde primários correm o risco de ficar profundamente doentes na região com a aposentação de mais de uma dezena de médicos de família que prestam serviço nos centros e extensões de saúde da Cova da Beira.
Dos cerca de 45 clínicos gerais que asseguram os cuidados primários nos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte (Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira) mais de uma dezena poderá reformar-se, até final do ano, originando um grave problema de falta de médicos da região.
É a situação mais grave dos últimos trinta anos relativamente à falta de médicos”, admitiu ao Jornal do Fundão o director do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, Manuel Geraldes, acrescentando que no conjunto dos três concelhos o do Fundão é o que apresenta uma situação mais dramática. “Dos dez médicos de família que prestam assistência no concelho, apenas dois continuarão a trabalhar. Os restantes oito deverão aposentar-se, até final do ano”, informou, sublinhando que não há memória de uma situação tão difícil na região da Cova da Beira.
“Teremos de tomar medidas, antes de encerarmos algumas extensões de saúde”, afirma aquele responsável sublinhando que os Cuidados de Saúde Primários são um pilar fundamental da saúde pública.
Dos 29 médicos do Centro de Saúde da Covilhã, três pretendem aposentar-se num concelho onde mais de três mil pessoas não têm médico de família.
Em Belmonte, a situação é mais preocupante. Dos cinco médicos que prestavam assistência aos 7.600 habitantes, restam quatro e dois deles deverão aposentar-se até final deste ano.
Com este retrato catastrófico, ainda há por aí gente a clamar por um Hospital Central??
De facto só um louco e presunçoso imaginaria tal cenário.
Cuidem de encontrar soluções para o problema do médico de família e, não procurem protagonismos bacocos e parolos.
Saibam ser honestos porque, de inteligentes já todos sabemos que não conseguem.