sábado, junho 19, 2010

E agora?

Até agora os governantes(??) do concelho enchiam a boca com o facto da Guarda ter, nos últimos censos, sido o único concelho a aumentar a população. Como se, o feito tivesse a ver com alguma política da governança.
Soube-se explicar, aos fogueteiros de serviço, que tal fenómeno se devia única e exclusivamente à fuga dos cidadãos, das freguesias para a sede do concelho.
É um fenómeno conhecido, pelo vistos ignorado por alguns. Coitados!!!
Quando nas freguesias tudo falta, tudo encerra desde a farmácia, a escola, o posto de correios, a extensão de saúde e, os meios de transportes públicos que as aproximem do concelho NÃO EXISTEM. Só resta uma triste solução: a debandada geral para a sede do concelho.
Só que há muito que as sedes de concelho, do interior, vivem momentos difíceis de total despovoamento.
CUIDADO DISSEMOS DESPOVOAMENTO E NÃO DESERTIFICAÇÃO!!!
É que ainda não existe desertificação nenhuma.
Existe com muita acuidade DESPOVOAMENTO. Perceberam seus acéfalos?
As estimativas de 2010 sobre demografia, confirmam, infelizmente, o que TODOS os que falam verdade e com rigor já há muito vêm dizendo: a agonia é enorme.
A Beira Interior Norte (concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso) perdeu 1.045 habitantes.
Todos os concelhos viram a sua população diminuir em relação às estimativas de 2008.
O mais populoso – Guarda – viu a população regredir de 44.155 para 44.030 e o menos populoso – Manteigas – de 3.616 para 3.579.
A agonia é enorme.
O sufoco de nada termos ainda contribui mais para esta terrível epidemia acefálica que ataca os ditos governantes.
Ao longo destes últimos 50 anos NADA foi feito em prol do interior.
Onde estão os responsáveis desta calamidade??
Calam. Fogem. Escondem-se nas moitas, nos pinhais do rei e bebem o sangue das vítimas do holocausto que extermina os últimos resistentes que, teimosamente, lutam por não se resignarem  ao fatalismo da má sina de termos os governantes que temos.
Acorda povo, enquanto é tempo!!!