quarta-feira, abril 28, 2010

As agências

A agência de notação financeira Standard Poor's, que, juntamente com outras congéneres, há quatro dias apareceu envolvida num escândalo (recebia dinheiro a troco de avaliações mais favoráveis), acaba de anunciar que baixou o rating da República portuguesa em dois níveis, de A+ Para A-.
Qual será o rating da Standard Poor's?
Se a Comissão e os Governos da União Europeia não lho baixarem, alguns dos seus Estados continuarão na mira da especulação e demais clientes deste tipo de empresas, restando-lhes entrar no jogo: ou promovendo medidas que comprometem o crescimento das suas economias e o bem-estar das suas populações ou… imitando o expediente seguido pelas empresas que conseguiram ratings mais favoráveis.
Ou seja, em ambos os casos, pagando o resgate pedido pelos raptores da estabilidade na zona euro.
Nunca foi grande ideia ceder a exigências de bandidos, sejam elas quais forem, chamem-se ou não os bandidos “agências de notação financeira”.
Sempre foi assim.
Mas até isto a inexistência política da UE pode ter tido a incapacidade de alterar.
Ou seja, os especuladores atacam não só na Bolsa.
Os Estados também não estão a salvo deste piratas.
Que faz um Banco Central Europeu que, aquando das anunciadas dificuldades «sistémicas» dos bancos não hesitaram em recorrer ao dinheiro dos contribuintes para salvar os jogadores financeiros.
Agora, que os Estados estão sob a mira da artilharia pesada deste vigaristas especuladores, o Banco Central Europeu assobia para o ar.
Vergonhoso.
Alguém é inocente?