domingo, fevereiro 14, 2010

A história de um Abranhos

Esta é a história de um Abranhos, político medíocre, falseador e habilidoso da política. Só que Abranhos tem um postiço. Ninguém sabe!! Porque Abranhos esconde-o ardilosamente. Nunca o tira. Até dorme com ele. Com ele, o postiço, entenda-se.
«Que Moçambique fique na costa ocidental ou na costa oriental, nada tira a que seja verdadeira a doutrina que estabelece - o Abranhos. Os regulamentos não mudam com as latitudes
Ora, por falar em regulamentos que não mudam com as latitudes, vamos lá «conhecer», um pouco, do lambe botas que quis proibir a publicação do jornal «O Sol».
O «menino», de sua graça Rui Pedro Soares, é administrador da Portugal Telecom (PT).
Na PT, o Ruizinho integra o restrito conselho de administração, onde se sentam os 25 executivos de topo de uma das maiores empresas portuguesas e, surge nas gravações como o alegado «agente» do negócio TVI.
Este tal de Ruizinho, que também é Soares, de apelido, que coincidência, estreou-se com o caso das chamadas T-shirts.
Isso mesmo!!
Segundo a sua «ilustre» biografia e o seu relevante curriculum, o petiz, com apenas 36 anos, protagonizou o célebre memorial das T-shirts que, segundo fontes fidedignas, mas ocultas por razões óbvias, vai ser objecto de uma tese de mestrado do senhor Santos Silva: a estampa das T-shirts, ou como se malha na palha.
A ilustração prosaica, quiçá, romântica e erótica do Ruizinho traduz a sua fogaz e altaneira passagem dos verdes anos pela cidade do Porto 
Foi do ilustre Ruizinho Soares a ideia brilhante, inusitada e trôpega de estampar em centenas de T-shirts a imagem de Che Guevara e o poema que Manuel Alegre dedicou ao revolucionário argentino ("O foco guerrilheiro existe sempre / Em cada um de nós existe um foco / Uma guerrilha possível, uma insubmissão"), que a Juventude Socialista (JS) de Lisboa, então liderada por este jovem estudante de Gestão de Marketing, exibiu nas acções de campanha para as eleições legislativas de 2002.
De nada valeram as T-shirts, pensará o leitor, pois o PS perdeu!!
Mas o Ruizinho não desistiu das suas idiotices. Sim, Ruizinho sempre foi reconhecido pelas suas ideias assaz provincianas, bacocas.
Vai daí, propôs a mudança da cor das bandeiras, da «sua» jotinha, de amarelo para vermelho e, não perdendo tempo lançou-se na candidatara à liderança da organização com a moção "Nós vamos pela esquerda"!!!
Ou seja, o Ruizinho queria alterar a condução da direita para a esquerda, imitando a famosa Albion. Sim, aquela mesma para a qual o Marquês de Ximenes, criou a expressão que fez história: a pérfida Albion. Para ele, o marquês, a Inglaterra (Albion, para os antigos romanos) era o exemplo acabado do reino onde se dizia uma coisa e praticava-se outra, totalmente ao contrário.
Percebido??
Mas, deixemos a pérfida ideia!!!
Sete anos mais tarde, Ruizinho continua a dar azo à sua «tendência», vocação de impressor.
Dizem, que num Natal, no aconchego da casa paternal do Porto, o petiz terá sido prendado com o jogo da glória.
Daí lhe ter ficado tal «arte» e «engenho».
Só que, tal episódio freudiano continuaria a marcar a vida do Ruizinho e muitas T-shirts.
Assim continuou a imprimir letras em T-shirts.
Só que agora eram de outra monta e montagem.
É ele quem negoceia os «altos» patrocínios da PT aos três grandes do futebol, Benfica, Sporting e Porto.
Só que o Ruizinho tem como clube do coração, o FCP, que já lhe retribuiu o «gosto» e a «dedicação» com uma insígnia: é Dragão de Ouro.
Um dia destes, numa qualquer parada do 10 de Junho recebe a da Ordem.
Mas, se isso não bastasse o Ruizinho é presença assídua no camarote presidencial do estádio portista.
Nada que o tenha impedido de financiar os 11 milhões de euros gastos pelo Sporting em jogadores, no mercado de Inverno.
Mas, a sua biografia, no site da PT, é clara: "Rui Pedro Soares integra a Portugal Telecom em 2001, empresa onde tem vindo a consolidar a sua carreira profissional.
A "consolidação" levou-o ao Olimpo da empresa, por indicação do accionista Estado, leia-se por influência do outro amigo do peito, Sócrates, em 2006, onde aufere um montante anual de um milhão e duzentos mil euros, segundo contas do Diário Económico, a partir da tabela de remunerações fornecida pelas empresas do PSI-20, em 2009.
Ou seja, Ruizinho ganhará, por mês, 16 vezes mais que o «amigo» Sócrates.
Já perceberam porque razão se paga tanto de telefone, de Internet e de outros serviços da PT? Os 25 com assento a ganhar a módica quantia de um milhão e duzentos mil euros, é coisa de PANELA e não de tacho!!!
Pois é!!!
Há, no entanto, uma dúvida que os portugueses têm o direito de saber.
Como é que o Ruizinho chegou onde chegou?
Pois é, quem sabe???
O administrador da PT não aceitou, por várias vezes, responder à pergunta.
Ou seja, um curso de Marketing dá direito ao lugar de Administrador da PT, usufruindo o putativo senhor o ordenado que recebe??
Pois é!!!
Pedigree, não é?? Claro.
Mas, há também no curriculum do Ruizinho uma vara. Ou seja uma salto à vara.
E que salto.
A ascensão do Ruizinho tem tudo de semelhante ao salto à vara.
Armando, o Vara, outro socialista de quem se fala no processo Face Oculta, e que passou de administrativo a administrador da Caixa-Geral de Depósitos e, mais tarde, integrou a lista maçónica que foi «ajudar» a opus dei do BCP, assemelha-se, em tudo à subida meteórica do «colega» da PT.
Mas, os siameses estavam na empresa e, graças aos contactos partidários, "consolidaram" a sua posição.
Quando, em 2004, os jornalistas falaram com ele, durante a campanha interna para a liderança do partido (que opôs Sócrates a Alegre e a João Soares), Ruizinho foi descrito como um "informático".
Já tinha deixado de exercer a carimbagem?
Ou será que os carimbos eram agora outros, em código binário?? Nada disso!!
Era ele que geria a página online do candidato que acabaria por vencer. Finalmente uma vitória!!!
Só que a «vitória» trouxe-lhe uma amargo de boca, perderia, mais uma vez nessa altura, um dos seus mais importantes aliados internos: João Soares, que não terá perdoado a "traição" do seu ex-discípulo - levara-o às listas para a Câmara de Lisboa (2001) e a um lugar de vereador sem pelouro, após a (imprevista) vitória de Santana Lopes.
Os méritos profissionais e artísticos da «vedeta» eram tantos ou tão poucos que até lugar tenente, vereador sem pelouro(???) obteve.
Grande mérito, pois então!!!
Aí Ruizinho tratou de fazer política concelhia, contra os rivais internos, Miguel Coelho e, sobretudo, Jorge Coelho, que ainda mandava no "aparelho". Tudo bons rapazes, claro!!!
Era a consequência de uma série de "guerras" na JS, após a saída do seu líder, Sérgio Sousa Pinto, em 2000.
O secretariado cessante da Jotinha (que integrava, entre outros, os actuais secretários de Estado Marcos Perestrello, Rocha Andrade e o porta-voz do PS, João Tiago Silveira) passou, de armas e bagagens, para a candidatura de Ana Catarina Mendes.
Ruizinho, quase sem apoios, candidatou-se!!!
Mas, ficou em último lugar.
Coitadinho, não vingou a viragem à esquerda e as alianças caíram do dedo.
Só que, surpreendentemente, acabou por apoiar a candidata Jamila Madeira, na segunda volta.
A JS quase que se partia. E Ruizinho ficou "proscrito".
Mas foi coisa de pouca monta.
A montada mudou-se para o trabalho político na concelhia de Lisboa. E, como prémio, teve uma curta passagem pela direcção de marketing do banco Cetelem, uma sucursal de crédito ao consumo (com juros altos) do Banque Nationale de Paris/Paribas.
Até que por fim, chegou a almejada promoção. Foi para a PT, só que começou na antiga TV Cabo. Não andava de porta em porta a impingir a TV Cabo, nada disso. Era Consultor, coisa fina, pois então!!!
De consultor passou a administrador, como o outro. Coisas de salto à vara, claro.
Meses antes, Ruizinho colaborara com Luís Nazaré, no Grupo de Estudos do partido, durante a liderança de Ferro Rodrigues.
Mais uma vez, tratou-se de um apoio técnico. Só técnico!!!
Depois, aparece a ligação a Penedos, outro jotinha «amigo».
De facto, em dois anos, Ruizinho foi promovido inúmeras vezes. De "consultor do conselho de administração" passou a "administrador executivo da PT Compras", em 2005, depois, a "presidente do conselho de administração da PT Imobiliária", em 2006 e, por fim, «a membro executivo do conselho de administração da empresa».
Só saltos à vara e sem vara!!!
É ele que vai buscar o seu velho «amigo» Paulo Penedos, da Jotinha do PS, para assessor jurídico do seu gabinete. E, é através das escutas montadas a Penedos que é "apanhado" na suspeita de "atentado ao Estado de Direito" que sobre si recai, depois de divulgados, pelo semanário Sol, os despachos do magistrado do Ministério Público de Aveiro e do juiz de instrução criminal do baixo Vouga, mandados arquivar pelo procurador-geral da República, por ausência de indícios criminais.
Eheheheh!!!
Sempre foi um político "de bastidores".
Reservado, pouco dado à oratória, discreto. O oposto do seu amigo Penedos, visto como um "fanfarrão", que se gaba de conhecer meio mundo e se exibiu, numa campanha eleitoral autárquica, ao volante de um Ferrari vermelho, ali para os lados de Poiares.
Com o nome Penedos, as meninas caíam todas no prato da sopa, como a gravata.
Nas legislativas de 2005, conta um membro do staff de Sócrates, mantinham conversas regulares ao telemóvel: "O Paulo Penedos (Pêpê para a família), enquanto membro da máquina de campanha, fartava-se de ligar ao Ruizinho para ele, lá na PT, lhe arranjar telemóveis para o Sócrates - "partia-se pelo menos um por semana", devido às "fúrias" do candidato, acrescenta.
UI!!! que mauzão!!!
Ou seria o ar intimidador de que o Crespo fala??
Mas as várias mudanças de telemóveis não dão para «fintar» a PJ!!!
Em Maio de 2009, a PJ tem os telemóveis dos socialistas Armando Vara e Paulo Penedos sob escuta, por causa das suas supostas ligações ao sucateiro Manuel Godinho, no âmbito do processo Face Oculta.
Mas das conversas entre o administrador do BCP e o consultor da PT ressalta para os investigadores a existência de um suposto esquema para controlar a TVI e tirar do ecrã Manuela Moura Guedes e as notícias sobre o Freeport.
A 26 de Maio, dá-se o primeiro contacto entre Penedos e o seu correligionário Ruizinho, administrador da PT e que, alegadamente, se torna o pivô da compra da estação televisiva pela Portugal Telecom. As escutas trazidas à estampa pelo jornal Sol referem diversas idas de Ruizinho a Madrid a fim de acertar com a direcção da Prisa - dona da TVI - os detalhes do negócio.
Só que perdeu.
A «negociata» não se concretizou por causa da polémica instalada pela divulgação da operação na imprensa, tendo o primeiro-ministro assegurado que, se a PT insistisse na compra, o Estado usaria a sua golden share para vetar o negócio.
Eheheheheh!!!
Sócrates garantiu sempre, nunca ter sabido da intenção da PT de adquirir a TVI, mas, nas escutas, há referência a um jantar entre Ruizinho Soares e o chefe de Governo e é insinuado em outras conversas o conhecimento que este último teria de todo o alegado esquema para controlar a TVI.
Foi o que achou quer o procurador de Aveiro quer o juiz de instrução titular do caso Face Oculta.
Só que enquanto o magistrado judicial afirmava existirem indícios muito fortes da existência de um plano, no qual Sócrates estaria envolvido, visando o controlo da estação, o procurador-geral da República, a quem foram remetidas as certidões para validação, desvalorizou esses elementos, tendo Monteiro, o Pinto, decidido não avançar com um inquérito, alegando a falta de "indícios probatórios" da prática do crime de atentado ao Estado de Direito.
Esta é parte de uma história, de vida, de um tal Abranhos!!
Os factos relatados foram retirados da imprensa, que AINDA se vai fazendo, e do arquivo morto de um País, algures plantado no reino da Dinamarca.
Qualquer semelhança com a realidade é mesmo verdadeira.
Pura e simples realidade!!!