terça-feira, outubro 20, 2009

A campanha que já foi negra

A TVI teve acesso a um documento "confidencial", um fax datado de 17 de Dezembro de 2001 (um dia após as eleições que levaram à demissão de António Guterres, então primeiro-ministro), que foi escrito por Keith Payne e remetido a dois dos homens-fortes do Freeport em Londes, Rick Datani e Gary Dawson.
Segundo a TVI, Payne é o inglês que, em Portugal, passa as informações aos administradores do Freeport.
No fax disponibilizado no site da TVI, Payne refere-se à preocupação de José Sócrates já não ser ministro do Ambiente: “Os efeitos dos acontecimentos do fim-de-semana, com os revezes sofridos pelo PS, nomeadamente nas eleições autárquicas, incluindo Lisboa, e a demissão do Governo de Guterres significam que Sócrates deixou de ser Ministro do Ambiente e que vai haver um compasso de espera de quatro ou cinco meses até que for eleito um novo Governo e nomeado um novo Ministro”.
E no final do fax é referida a existência de subornos: dois milhões de libras em "luvas" (cerca de três milhões e duzentos mil euros, nessa altura).
Datani, receptor do fax, acrescentou ao documento anotações feitas à mão, explica a TVI, e de seguida reenviou-o para Jonathan Rawnsley, um administrador acima dele na ordem hierárquica da empresa.Numa das notas feitas à mão, Datani chama a atenção do seu superior para um ponto 4: “Jonathan, este é o fulano que me telefonou e sabe do suborno de dois milhões de libras. Sublinhei alguns pontos interessantes a partir do ponto 4. Se o Parlamento é dissolvido até às eleições, o secretário de Estado não pode aprovar nem rejeitar nada?”Ao passar-se pelo ponto 4, aparece sublinhada a seguinte frase: “Sócrates deixou de ser Ministro do Ambiente”. Para além do sublinhado, Rick Datani acrescenta ainda uma outra frase onde reafirma a existência de subornos. A frase inicial do fax era esta: “Se estamos face a uma possível rejeição (chumbo) do estudo de impacto ambiental, é pouco provável ser possível inverter uma tal decisão seja em que circunstância for, a dois dias da sua rejeição (chumbo) formal por parte do Ministro do Ambiente".
Datani acrescenta, novamente pela sua própria mão, a frase: "Antes do suborno".
Segundo o site da TVI, "fica claro" que "administradores do Freeport não só sabiam da existência de subornos, como estavam dispostos a pagá-los. Dois milhões de libras é o que parece estar em causa no licenciamento do outlet de Alcochete."
Ainda segundo a notícia da TVI, o fax é um documento a que a polícia inglesa deu "muita importância, a ponto de interrogar várias pessoas sobre o mesmo", pois queriam saber a quem se destinavam os subornos.
O folhetim do costume.
A campanha negra também!!!