sábado, agosto 29, 2009

Em nome da VERDADE

Cá por terras da Ribeirinha vai-se fazendo a apologia da campanha de um candidato à Câmara, pelo simples facto de se considerar que os recursos utilizados são vanguardistas - a obamania, no seu pior; ou terá alguma coisa a ver com o VanGuarda???
Usa-se e abusa-se do Twiter, do Hi5, de um espaço de propaganda pessoal através da internet, páginas, blogs e tudo o mais que possa impressionar a populaça.
A moda da Obamania pegou de estaca, ou melhor serve para escamotear os problemas.
A esta obamania, sem precedentes nas campanhas locais, só funciona pela suspensão da razão e do espírito crítico. O resultado de tudo isto é um culto de personalidade. Os cultos de personalidade procuram as qualidades do líder, quando as há ou inventam-se, em muitos casos e menorizam o papel das instituições. Os cidadãos, em vez de controlarem os governantes, colocam-se à disposição da vontade de um líder supostamente providencial, bacoco e parco em ideias.
Grande parte dos apoiantes desta obamania estão condenados à desilusão, não apenas porque suscitam esperanças contraditórias entre si, mas sobretudo porque a desilusão chega depressa. Os períodos de ilusão em relação aos políticos que usam e abusam do culto da personalidade são seguidos por períodos de desilusão em relação aos mesmos políticos quando estes chegam ao poder; exemplos não faltam, quer no poder central quer no local. Apesar de este ciclo ser conhecido e normal, a população parece ter uma capacidade infinita de se voltar a iludir. A crença de que estamos perante um momento único e histórico que vai mudar as nossas vidas repete-se a cada 4 anos. É uma crença que passa depressa.
Mas, os métodos, processos, manhas e retóricas já começaram durante a governação e foram sendo utilizados para convencer os incautos cidadãos.
O exemplo, aliás vem do amigo Sócrates.
Propaganda e mais propaganda.
Só e mais nada!!!
O resto, ou seja o conteúdo programático, as ideias e soluções para proporcionar ao concelho um desenvolvimento sustentável, não existe.
Existem, isso sim, foguetes, festas, música pimba e muitas romarias ao padroeiro das rameiras, dos pedantes e dos proxenetas do costume.
Já há quatro anos, o vazio das ideias foi confrangedor.
Nem um programa existiu.
Nem uma linha sobre como resolver a falta de saneamento de muitas freguesias; nem uma linha sobre a qualidade da água que nos obrigam a consumir e a pagar a preços exorbitantes. Os preços subiram todos os anos, lembram-se? E que dizer da tal PLIE ( Propaganda Leviana de Imbecis Embusteiros)? E a ETAR e todas as estações elevatórias que trazem cheiro nauseabundo e pestilento à cidade e às freguesias? E a circulação de pessoas e bens a fazer-se por caminhos degradados? E a mobilidade tão propagandeada e NADA REALIZADA? E a jóia da coroa, o parque megalómano, idealizado por um novo rico mas que está em total abandono e sendo foco de verdadeiro atentado à saúde pública, sem capacidade de resposta para o manter por parte da autarquia; se nem o antigo parque municipal merece atenção que dizer de dois? E os sucessivos atentados à memória colectiva de um povo, com mais de 800 anos de HISTÓRIA? E as parcerias público-privadas que os donos do poder vão privilegiando, oferecendo-lhes o património que é dos cidadãos a troco de..... vá lá saber-se do quê? E a falta de transparência de todos os actos públicos? Dos inquéritos que se recusaram a aceitar; das audições, em sede de assembleia municipal, a que se foram escusando a coberto de falsos enquadramentos regimentais; tudo a Bem da Nação, claro!!! E o aumento exorbitante da dívida municipal, hipotecando desta forma o futuro dos nossos filhos? E o projecto para toda a área envolvente da barragem do caldeirão? E a asfixia económico-financeira das freguesias, das instituições culturais, recreativas e sociais? E o aumento do IMI? E o PDM que é alterado, pontualmente, sempre que uns certos interesses vão aparecendo? E o aumento dos ATL´s? E o apoio social que a Câmara devia proporcionar às famílias mais carenciadas? E a solidariedade para com as dezenas de empresas que foram encerrando, atirando para o parco subsídio de desemprego dezenas e dezenas de trabalhadores? E a solidariedade dos deputados municipais do PS à luta dos professores? Escudaram-se e esconderam-se com MEDO do pequeno chefe!!
E o tão prometido hospital «NOVO»??? Novo só por ter «ampliação» e depois se verá se terá «REMODELAÇÃO». MENTIROSOS.
Onde estiveram estes papagaios quando foi a campanha pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez? Esconderam-se nas tocas como toupeiras com medinho do arcebispado, no politicamente correcto. ESCAROSOS BUFOS!!!
Perguntem a estes falsos pagadores de promessas, de onde lhes vem o dinheiro para a propaganda que sufoca o concelho. Perguntem-lhes!!!
Depois das eleições surgirão os cobradores das avenças. Que ninguém duvide. Mas, dessas cobranças poucos falarão ou os que ousarem falar serão queimados vivos na fogueira do arraial e, o nome deles ficará para sempre no Índex dos excomungados.
Por nós NUNCA CALAREMOS. NEM NOS VENDEMOS POR JANTARES E MUITO MENOS USURPAREMOS O QUE É PÚBLICO E QUE CUSTA A GANHAR E, PRICIPALMENTE, A PAGAR.
PERCEBEM OU QUEREM UM DESENHO???
Ou será antes: « O senhor Presidente tem a honra de convidar V.ª Ex.ª para um Jantar/Almoço......(riscar o que não interessa)!!!».
Avenças, pois então!!!