segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Pagar os vícios dos outros


As empresas com dívidas das câmaras municipais deverão começar a receber os primeiros pagamentos até Março, garantiu ontem o Ministério das Finanças.

Em comunicado, o ministério indica que a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças "recebeu 79 candidaturas de municípios, no valor de 485 milhões de euros", e que as candidaturas aprovadas e os respectivos montantes serão publicados até segunda-feira, "esperando-se que os primeiros pagamentos ocorram ainda durante o primeiro trimestre deste ano".

O Estado já liquidou 1 400,8 milhões de euros de dívidas a fornecedores, no âmbito dos programas de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado e Pagar a Tempo e Horas, lançados pelo Governo.

Os municípios são responsáveis pelo pagamento de 77,8 milhões de euros e as regiões autónomas por 256,7 milhões de euros, de acordo com as Finanças.

A administração central pagou dívidas de 126,3 milhões de euros, enquanto o sector da saúde pagou 940 milhões de euros de dívidas antigas.

Não está em causa o pagamento das dívidas.
O que se questiona é o tipo das dívidas.
Ou seja, em muitos casos, o despesismo, o foguetório para as festas foi tanto que as dívidas aumentaram exponencialmente.
Mas, isto foi ontem, é hoje e será amanhã.
Só que NINGUÉM põe travão neste despesismo; neste aventureirismo desmesurado de gastos supérfluos e esbanjadores do que não é DELES.
Que bom que sabe haver alguém que pague, incondicionalmente, as dívidas desta maltrapilha, ignorante e incompetente.
Assim, TODA a gente sabe ser presidente.
Aqui na Guarda, por exemplo, quem descobre onde está a dívida astronómica da câmara?
Se souberem digam....
Ou será outra mina como a do avô do Sócrates na Covilhã?
Será???