sábado, fevereiro 21, 2009

Mais de 60% das famílias portuguesas em dificuldades financeiras

Um estudo divulgado por uma empresa de seguros revela que 61% das famílias portuguesas atravessaram dificuldades financeiras no ano passado.
Em 2008, este valor duplicou em relação ao ano anterior e coloca Portugal na última posição entre os doze países europeus analisados no relatório. Os países nórdicos, com maior peso do Estado na economia, são os que apresentam melhores índices de segurança financeira.

De acordo com os dados divulgados pela empresa de seguros de crédito Genworth Finantial, 61% das famílias portuguesas atravessaram dificuldades financeiras em 2008, quase duplicando os 32% que se tinham registado no ano anterior.

Os dados divulgados, que resultaram de um inquérito realizado em doze países europeus, revelam que, em 2008, 46% dos inquiridos admitiram encontrar-se "frequentemente ou sempre" em dificuldades financeiras e que 55% esperam que a sua situação vá piorar nos próximos doze meses.

Entre os países analisados no estudo, apenas quatro apresentaram valores positivos no índice de segurança financeira calculado por esta empresa (Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca, por sinal os países europeus onde a presença do Estado e a regulação dos mercados é mais significativa).

Portugal aparece no último lugar neste índice, com uma pontuação de 70 pontos, numa escala em que a "vulnerabilidade máxima" é atingida aos 100 pontos.
Em 2007, a vulnerabilidade financeiras das famílias portugueses estava avaliada com 34 pontos neste índice, tendo mais do que duplicado ao longo de 2008.

Tudo boas notícias senhor Sócrates!!!
Estamos a convergir com a Europa, não é verdade???