sexta-feira, janeiro 02, 2009

Quem protege as pessoas?


Só no ano que agora termina ficaram por pagar 11 milhões de euros de salários e indemnizações, em resultado de 120 falências ou reestruturações de empresas que deixaram sem emprego 900 trabalhadores.
A dívida acumulada pelos patrões a mais de 20 mil trabalhadores ao longo de décadas é de 191 milhões.
Só no sector têxtil, são 6,6 milhões de euros que, os trabalhadores têm a haver de falências.
A CGTP exige que o governo assuma o pagamento, tornando-se credor das empresas falidas, e que alargue o fundo de garantia salarial para os 12 meses. [Aqui]
"Se o Governo tem disponibilidade para nacionalizar os prejuízos da especulação financeira do BPN ou para dar cobertura a empréstimos do BPP, então é chegada a altura de responder a um problema central dos trabalhadores", disse Arménio Carlos, dirigente da CGTP.
O sindicalista explicou que créditos dos trabalhadores não são iguais aos créditos bancários, uma vez que "os créditos dos trabalhadores são créditos que resultam do seu salário. Ou seja, se estes trabalhadores não tiverem a possibilidade de serem ressarcidos não têm outra alternativa, o mesmo já não acontece com os bancos".
A CGTP quer também que, à semelhança do que acontece em Espanha, o fundo de garantia salarial passe de 6 para 12 meses, devendo ser "assegurado, em exclusivo, por contribuições das empresas".
Será que estes trabalhadores, não fazem parte da VERDADE de Cavaco?