sábado, janeiro 17, 2009

Protecção de quê?

Este ano, o Inverno já contemplou a Guarda com cinco nevões.
Mas, se é bonito de ver, o pior são os problemas para as pessoas, quer peões quer automobilistas.
Um dos últimos nevões aconteceu numa sexta-feira, ao final da tarde, quando muita gente saía do trabalho e os alunos regressavam a casa.
O resultado foram ruas congestionadas e muita chapa batida em muitas vias, algumas das quais continuaram fechadas ao trânsito no sábado.
No meio do caos, os bombeiros voluntários da Guarda foram a única ajuda.
Só no intervalo de duas horas receberam 35 chamadas de auxílio.
Os bombeiros tiveram ainda que ajudar ambulâncias a chegarem ao Hospital Sousa Martins, além de retirarem veículos imobilizados na via que estavam a impedir o normal funcionamento do trânsito.
E a Protecção Civil onde estava?
Houve ruas que se mantiveram intransitáveis durante todo o fim de semana. Só se conseguiu circular no domingo dado que as condições atmosféricas melhoram. Mas só por isso e não pela intervenção da dita Protecção civil.
Quanto aos passeios, um verdadeiro calvário para quem ousou sair de casa a pé.
Pergunta-se: para que serve uma protecção civil?
Dizem que não existem meios suficientes para acudir a uma situação vivida, pelos guardenses, nessa invernosa sexta-feira.
Mas, se não há equipamentos, então há incompetência na aquisição dos meios;
Em termos rodoviários, a circulação esteve interrompida a partir da Guarda para Almeida e Pinhel, bem como na estrada municipal até à aldeia de Videmonte.
Também a A25, que liga Vilar Formoso a Aveiro, esteve cortada cerca de três horas entre os nós da Guarda e Celorico da Beira.
Um cenário dantesco e indescritível.
Na segunda-feira, a seguir ao nevão, ainda havia ruas com gelo que impossibilitaram, os cidadãos da Guarda de chegar a tempo às aulas e ao trabalho.
Mais uma vez, onde andava a Protecção Civil?
Um exemplo foi a rua que dá acesso a uma escola do 1.º ciclo (na foto), Santa Zita e utilizada por centenas de alunos e pais.
Será que é preciso lembrar à Protecção Civil que a escola de Santa Zita possui uma Unidade de Alunos Multideficientes e que os acessos estão sempre condicionados pelo gelo?
Como sempre, esquecem-se que a maioria dos pais vão a pé com os filhos, para as escolas e não possuem os 4x4 de certa «fidalgaria», para chegarem às escolas e aos empregos.