sábado, janeiro 31, 2009

Péssimas notícias


Enquanto o País é «arrastado» pela onda de choque do caso FreePort, a taxa de desemprego sobe, sobe sem parar.

Só em Dezembro, 230 mil pessoas passaram a fazer parte dos desempregados da zona euro, que somam já cerca de 12,5 milhões.

O Eurostat divulgou os números, com Portugal a manter a tendência de subida. Com uma taxa de desemprego a aproximar-se dos 8%.

As notícias económicas nacionais também não são muito animadoras.

O Instituto Nacional de Estatística divulgou as previsões sobre o investimento empresarial, que entrou em queda acentuada, de acordo com respostas muito semelhantes ao inquérito dirigido tanto a grandes como a pequenas empresas, todas prevendo fortes cortes no investimento para este ano, destacando-se neste campo os sectores da restauração, alojamento e indústria extractiva.

A alteração do comportamento do investimento reflecte sobretudo o investimento das empresas com mais de 250 pessoas ao serviço que passa de um aumento significativo em 2008 para uma variação negativa em 2009”, refere o INE, que também nota que os empréstimos do Estado e os financiamentos da UE estão a substituir ao crédito bancário, às acções e obrigações e ao auto-financiamento.

O País caminha, a passos largos, para uma crise social, económica e financeira sem precedentes; só a mentira, a corrupção e o despudor de certa escumalha vai fingindo nada saber, nem querer saber da situação.
A Bem da Nação.