quarta-feira, janeiro 28, 2009

Kafka e a Metamorfose


Numa cerimónia com pompa e circunstância o governo e uma equipa de peritos internacionais apresentaram um relatório que elogia as políticas educativas de Maria de Lurdes Rodrigues para o 1º ciclo do ensino básico.

Só que, o estudo foi apresentado como sendo da OCDE, mas afinal, como diz o site do Ministério da Educação, tratou-se de um relatório pago e encomendado pelo governo que "segue a metodologia utilizada pela OCDE".

Com efeito, visitando a página do Ministério da Educação, pode ler-se:"Solicitado pelo Ministério da Educação (ME), este estudo corresponde a uma avaliação intermédia, realizada durante a fase de implementação das reformas, com o objectivo de verificar se as medidas desenvolvidas estão a atingir os resultados previstos e se as estratégias adoptadas devem ser ajustadas em função da experiência. Liderada pelo professor Peter Matthews, esta avaliação seguiu a metodologia e a abordagem que a OCDE tem utilizado para avaliar as políticas educativas em muitos países-membros, ao longo dos anos, com resultados positivos".

Na cerimónia que se realizou no Centro Cultural de Belém, o relatório foi apresentado como se se tratasse de um documento elaborado pela OCDE.
PURA MENTIRA.
Engodo!!!