sexta-feira, janeiro 30, 2009

Este foi dos «salvados»


O risco de ruptura financeira do Banco Privado Português (BPP) é agora maior depois das buscas judiciárias de que foi alvo na terça-feira, realizados pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. Os indícios de crime colocam todos os cenários em aberto, incluindo o da liquidação

Em causa estarão transferências irregulares de dinheiro para sociedades offshore, algumas localizadas na Suíça, assim como investimentos em mercados de capitais que não eram declarados nas contas do banco e, ainda, algumas operações que indiciam manipulação do mercado.

"Eventuais crimes que não têm a dimensão do que se passou no BCP ou no BPN, mas que não deixam de constituir ilícitos penalmente puníveis", disse uma fonte bancária.

A intervenção do DIAP resultou de queixas apresentadas pela CMVM e pelo Banco de Portugal relativas a alegados ilícitos praticados em 2008, ainda antes da intervenção financeira ocorrida em Novembro, que incluiu um empréstimo de 450 milhões de euros dados por seis instituições bancárias com garantia do Estado.

Este banco foi um dos que Sócrates injectou milhões para o «salvar» da falência.

Só que, as suspeições de alegados crimes de branqueamento de capitais, de abuso de confiança e de falsificação de documentos que terão sido ali praticados podem levar à liquidação total.
E agora?
Os Portugueses vão ter que PAGAR as «ajudinhas» do Sócrates.
Ou seja, o BPP está em saldos!!!