terça-feira, dezembro 16, 2008

E a saúde?


Depois da «trapalhada» dos seis elementos para a Unidade Local de saúde da Guarda (ULSG), em vez dos cinco previstos na lei; depois da mentira sobre o encerramento da Unidade Móvel de Oftalmologia - com ministra a dar «uma ajudinha», eis nova polémica.
O director da ULSG vem, por circular, «determinar» o encerramento das actividades cirúrgicas e formativas do Ambulatório do Hospital da Guarda.
Justifica-se a dita medida «devido ao atraso na concretização da Unidade de Cirurgia de Ambulatório da ULS Guarda, não estão reunidas as condições necessárias para o cumprimento dos objectivos propostos nomeadamente no concerne à Formação. Assim, foi decidido o adiamento da mesma, estando prevista a sua realização para o ano de 2009».
Mas, senhor director, o ano de 2009 vai de Janeiro a Dezembro.
Em que mês pensa o senhor que a Unidade estará a funcionar?
Este adiamento é particularmente surpreendente tendo em conta que o Governo anunciou recentemente um significativo investimento na promoção da cirurgia de ambulatório nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
Afinal, QUEM MENTE???
Assim, gostaríamos de saber:
1. Quais os motivos deste adiamento na Cirurgia do Ambulatório no Hospital da Guarda?
2. Qual a data prevista para o início das actividades cirúrgicas e formativas no âmbito da cirurgia de ambulatório, no Hospital da Guarda?
3. O Hospital da Guarda contratualizou com a ARS do Centro algum objectivo em matéria de produção cirúrgica de ambulatório para 2009?
4. Qual é a lista de espera cirúrgica do Hospital da Guarda?
As perguntas foram feitas à ministra da saúde, através do grupo parlamentar do BE, na Assembleia da República.
Agora, esperamos que, mesmo não tendo sido «combinadas» as perguntas, haja vontade democrática e seriedade política, para dar resposta às mesmas.
Só isso!!!