quarta-feira, dezembro 31, 2008

Dúvida existencial


O executivo camarário da Guarda aprovou um «novo» financiamento das escolas!!!
Ou seja o que o executivo quis dizer foi que, mudou o modelo de financiamento dos estabelecimentos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
Só isto!!!
Em 2009, já vai «haver» uma transferência de cerca de 69 mil euros para os três agrupamentos de escolas existentes no município e, estes pagarão as despesas das escolas no que concerne ao material didáctico, de suporte à actividade educativa, de expediente e de limpeza, bem como artigos de secretaria e de farmácia.
Até aqui, como se sabe, quem «geria» o pagamento eram as Juntas de Freguesia depois de receberem as devidas verbas do executivo.
Mas, porque razão a autarquia «decidiu» mudar o modelo?
De quem é a culpa no atraso do pagamento das verbas às Juntas de Freguesia?
Sabe-se, por exemplo, que uma das freguesias da cidade, das que teve dinheiro para promover a «tourada» no verão passado, não entregou às escolas, em Novembro de 2008, as verbas do ano lectivo de 2007/2008.
Pois!!!!
Como as críticas eram mais que muitas, o executivo «passa» a assumir tais obrigações, directamente, com os Agrupamentos das Escolas.
Mas, se o «bago» vinha e continua a vir do mesmo sítio, então porque se mudou o modelo?
Estranho!!!
Será que o executivo desconfia que as verbas eram utilizadas noutras actividades?
A ser assim, actue-se.
Espera-se por que e de quê?
Já agora, não terá a mudança a ver com o novo modelo de gestão das escolas?
Desconfia-se!!!
«As verbas aprovadas serão transferidas trimestralmente para os agrupamentos, que as farão chegar às escolas». «O objectivo é melhorar o funcionamento destes estabelecimentos, como é obrigação do executivo» - é a conversa de ocasião do executivo.
Espera-se que melhore e bem.
Cá ficamos para ver e, depois, contar como foi!!!