sábado, novembro 08, 2008

Reflexões

Crónica de Carlos Baía lida aos microfones da Rádio Altitude no dia 03-11-2008

" Em finais de Abril li, aqui aos microfones da rádio altitude, uma crónica em que me indignava com algo que parecia ser um processo salazarento destinado a arregimentar votos para futuras eleições.
Os protagonistas eram gente do partido socialista, com um tal de José Albano como testa de ferro.
A coisa tinha a ver com uma súbita e massiva inscrição de militantes no PS, através da Associação de dadores de sangue da Guarda e de uma outra morada de Celorico da Beira. Lembro-me de ter dito que, a ser verdade o que passava nos jornais e rádios da terra, aquela gente não prestava e que o povo que os elegesse também não prestaria.
Ora bem, passados estes meses, eis que o dito cujo José Albano é eleito como o novo Presidente da Federação distrital do Partido Socialista.
Pelos vistos, eleito com os tais dadores de sangue socialistas e com os fervorosos neófitos militantes de Celorico.
Se estivéssemos a falar da eleição para uma Comissão Fabriqueira ou de uma Associação de Caçadores, talvez a minha tolerância perdoasse a manipulação e o engodo.
Mas, infelizmente, estamos a tratar da eleição da estrutura dirigente do partido que nos governa. Assim sendo não há espaço para qualquer tipo de contemplação.
Escuta José Albano: eu, cidadão da Guarda, jamais esquecerei que foste a cara de uma fraude; foste a fachada de uma chapelada à antiga; foste o artista de serviço no momento da golpada. Não sei dos teus méritos nem do teu currículo político e académico. Também é coisa que não interessa. O que verdadeiramente é importante, é que és o chefe do partido Socialista do distrito da Guarda à custa de uma mafiosa trapaça. Garantiste, mal acabaste de ser eleito, que ganharias todas as Câmaras do distrito. Podes até ir mais longe.
Podes prometer o céu na terra e a felicidade eterna; podes garantir que a Guarda será a capital do mundo; podes convencer todos de que o futuro está do teu lado; podes ganhar todas as Câmaras do mundo, da Terra, de Marte e da Lua.
Podes até ser canonizado e declarado santo. Podes isso tudo, mas para mim vai haver sempre, um problema. Para mim não passas de um trapaceiro, de um embuste. Tu e os teus mentores merecem o meu desprezo. Eu sei que isso te é indiferente mas tenho esperança que ainda haja quem tenha coluna vertebral.
Tenho fé, que os ouvintes da rádio altitude reservem alguma crença na ética e na política. Enfim, ainda acredito que tu e os teus capangas possam ter os dias contados como agentes políticos, entenda-se. Espero também, com alguma curiosidade, que se revele o teu verdadeiro e completo nome. Não me parece teres estaleca para tanta coisa.
Haverá outros que acrescentaram o teu sobrenome. Fico á espera de os ver para lhes virar a cara. Eu sei que a abertura da nova grelha de programas da rádio altitude merecia coisa mais simpática que esta crónica. Sei isso e sei que esta rádio merecia coisa menos virulenta no dia em que é, para todos os efeitos, de inauguração. Mas também sei, e ensinou-me a vida, que os ilusionistas e os vigaristas da coisa pública devem ser combatidos sem quartel".

Que dirá o Albano?
Também o apelidará de «trauliteiro»???
Cenas dos próximos capítulos....num jornal ou rádio cá do burgo!!!