quarta-feira, outubro 29, 2008

É a Saúde, Estúpido!!!


Em Maio de 2008 o Bloco de Esquerda da Guarda questionou o Ministério da Saúde sobre o encerramento da Unidade Móvel de Oftalmologia do Hospital Sousa Martins.
Ficou-se agora a saber que segundo o Ministério da Saúde, «com uma extensa lista de consultas e cirurgias, decidiu a Administração do Hospital da Guarda por retirar de circulação a UMO, e aproveitar o especialista, reduzindo as situações em lista de espera»!!!!
Hilariante!!!
Saberá o Ministério da Saúde o que está dizer???
É que desde 2005, ano em que a UMO foi colocada no Hospital da Guarda que NENHUM médico especialista esteve destacado na UMO.
Esteve apenas contratada uma técnica que não é médica!!!!
Logo, pergunta-se será que a técnica foi colocada nos serviços para realizar consultas e intervenções cirúrgicas??
Grave, muito grave!!!
Não mintam, mais!!! BASTA de TANTA MENTIRA!!!!
Já agora diz o Ministério da Saúde que a reactivação da UMO está prevista para quando entrar em funcionamento a Unidade Local de Saúde da Guarda.
Ora a ULS da Guarda está ilegal, pois tem mais boys que os previstos pelo decreto.
Então ou se reformula a composição de seis para cinco tachos ou não haverá ULS!!!
Ou será que a Guarda vai ter um decreto a criar uma ULS especial, com seis lugares, para dar guarida aos boys do Ps cá do burgo?
Para quando a solução da quantidade dos tachos???
É que aguardamos, finalmente, a operacionalidade da UMO.
Temos uma remota esperança de que a tutela consiga compreender – finalmente – que a UMO não foi idealizada para propaganda política, mas antes para proporcionar cuidados de saúde altamente especializados e humanizados a camadas muito desfavorecidas das populações do interior, num contexto de grande isolamento e desfavorecimento social.
Percebem???