domingo, outubro 05, 2008

O Bandarra dos tempos modernos


O Sarmento, Júlio, de Trancoso, veio à praça pública, através do seu órgão oficial, o Diário das Beiras, dizer da «sua» justiça sobre a Unidade Saúde da Guarda.

Pimba!!!

O senhor Sarmento, presidente «vitalício» da Câmara de Trancoso, «fez» aprovar na última Assembleia Municipal uma moção que depois foi ratificada pelo executivo camarário, presidido pelo senhor Sarmento, onde era solicitado ao Ministério da Saúde a inclusão do concelho de Trancoso na rede de Viseu, ou seja na futura Unidade de Saúde de Viseu!!!

Que justificações dá o senhor para tal solicitação?
- no distrito da Guarda não existem estruturas públicas de saúde com padrões de qualidade;

Que qualidade se refere o senhor? Será, por mero acaso, a mesma qualidade que a água do concelho de Trancoso, que após privatização, piorou?
- o hospital da Guarda é uma não realidade, sucessivamente adiada, continuando por requalificar, carecendo de recursos humanos e técnicos, existe uma constante indefinição de políticas, quanto à implementação de respostas de saúde no distrito;

- existe um clima de desconfiança em relação ao hospital da Guarda, alimentada por sucessivos exemplos de grosseiros erros médicos, praticados em vários munícipes, o que origina um sentimento de insegurança na população do concelho;

- a moção é uma pedrada no charco para o imobilismo que se passa na Guarda que se vê de braços cruzados, derrotada;

-o problema não é só da construção civil. É de requalificar a Urgência, criar novas valências, mais e melhores meios humanos, melhores meios auxiliares de diagnóstico, o que vai muito para além da construção civil;

- assim, como há uma completa falta de critério em questão de saúde do ponto de vista territorial, a Câmara de Trancoso, no completo respeito pela deliberação da Assembleia Municipal, comunicou à Administração Regional de Saúde do Cento o seu não a qualquer agrupamento que venha a ser criado quer na Guarda ou Pinhel ou outro qualquer local e à Unidade de Saúde da Guarda;

- esta moção é, mais do que uma provocação e uma pedrada no charco, uma chamada de atenção para a Guarda e para a sua capacidade reivindicativa, que não deve ficar de baços cruzados e, sobretudo, representa um real defesa dos direitos constitucionais à Saúde dos munícipes de Trancoso;


Assim fala o Bandarra, muita parra mas pouca uva.
Mais sapatos e chinelos de qualidade duvidosa e com medidas fora do comum. Ou seja, os dedos ficam de fora do calçado!!!
Mas, deixemos as questões de sapataria e vamos aos argumentos do Sarmento.
O senhor Sarmento esquece-se que faz parte de um partido, o PSD, que não está incólume em questões de hospital da Guarda.
Lembrar-se-á o senhor Sarmento, das guerras de alecrim e da manjerona entre a sua líder concelhia, distrital e acima de tudo DEPUTADA à Assembleia da República, Ana Manso, e a actual governadora civil, do Ps, Maria do Carmo Borges, ex-presidente da Câmara da Guarda, que nunca quiseram resolver NADA!!!!
Aliás tivemos vários primeiros-ministros desde Guterres, Durão Barroso e Sócrates, que anunciaram, com grandes parangonas jornalísticas, um Novo hospital para a Guarda.
Mas, só conversa da TRETA!!!!
ENGANOS E MAIS ENGANOS!!!
Hospital, NADA, só remendos e é quando os houve!!!!
Depois, bem depois o senhor Sarmento fala, fala, fala mas não diz rigorosamente NADA!!!
Esquece-se(???), o putativo presidente, que há deputados na Assembleia da República do SEU PARTIDO!!!
Que fizeram eles???
Pergunte-lhes senhor Sarmento em vez de cuspir para o ar e depois diga, mas diga mesmo o que lhes respondem os ditos deputados!!!
Diga, se tiver coragem!!!
Isto de se falar de coisas nas quais, o senhor, como tantos outros políticos da terrinha que só querem tachos e penachos sem se lembrarem que têm tantas culpas, que estão atolados até à nuca, não lhes deixando ver o ridículo em que se esgotam, nas moções, nas intervenções que vão fazendo.
É o limite da insolência e já CANSA!!!
Desde há muito que deveria existir pudor, respeito e lisura nas intervenções e principalmente hombridade para irem vociferar para longe.
Percebeu?
Ou será que precisa de dicionário?
É que para pimba já basta a música da feira!!!!