sexta-feira, setembro 19, 2008

A vigarice dos números


No dia em que na Assembleia da República, o Ps aprovava na generalidade o «novo» Código do Trabalho de José Sócrates e Vieira da Silva, a União de Sindicatos de Braga (USB) apresentava dados recentes sobre a emigração portuguesa na Galiza que apontam para um crescimento de 11 mil trabalhadores em 2008, ou seja de 40 para 51 mil trabalhadores.

«Os centros de emprego de Braga dizem que o desemprego desceu, mas ninguém fala da emigração para Espanha e para o estrangeiro», afirma o responsável.
Segundo a USB os números da emigração para a Galiza contêm apenas os que se legalizaram nas instituições do Governo regional, frisando que «há, também, dezenas de pequenas empresas da construção civil do Minho - de Viana do Castelo, Barcelos, Esposende, Paredes de Coura e Vila Verde - a operar na zona».
Observa-se que as empresas minhotas levam 10 a 15 trabalhadores para pequenas obras na Galiza sem cumprir as formalidades legais já que os mantêm inscritos em Portugal quando seriam obrigados a fazê-lo na Segurança Social de Espanha.
O organismo sindical contesta os números oficiais do Instituto de Emprego, que apontam para uma descida do número de desempregados, contrapondo que na Segurança Social de Braga, diminuiu muito o número dos que contribuíram e aumentou os que recebem desemprego.
Salienta que no sector têxtil e das malhas nos vales do Ave e Cávado, «há entre sete a oito empresas em vias de falência», algumas delas com mais de 200 trabalhadores.

O país cor-de-rosa, mas da pantera!!!