sábado, setembro 06, 2008

Vergonhoso!!!

O governo anunciou há meses que iria estender o direito à licença de maternidade às trabalhadoras a contratos a prazo, na sequência duma proposta do Bloco de Esquerda no debate do Orçamento de Estado.
Mas a circular do Ministério das Finanças vem limitar o direito das mulheres a renovar o seu contrato a prazo enquanto vigora a licença de maternidade.
A situação afecta sobretudo as professoras, e os sindicatos põem em causa a legalidade desta medida.

Na circular do Ministério das Finanças que garante o direito à licença de maternidade das precárias do Estado, há um ponto que promete complicar a vida das mães trabalhadoras, já que impede a assinatura de um novo contrato de trabalho caso esteja impossibilitada de o exercer. Ou seja, em muitos casos, a mãe terá de abdicar da licença para renovar contrato.
Mas pode ser pior: caso esteja a cumprir o período obrigatório de seis semanas, não tem sequer hipótese de escolha.
Esta portaria surgiu na sequência do debate do Orçamento de Estado para este ano, em que o Bloco de Esquerda propôs uma alteração para corrigir a injustiça na atribuição das licenças de maternidade que prejudicava milhares de trabalhadoras, sobretudo no sector da educação. Na altura, Teixeira dos Santos «prometeu» que o assunto seria resolvido através de portaria, o que só veio a acontecer em Fevereiro.
Só que a portaria é uma PORCARIA, pois vem prejudicar aquelas que era suposto favorecer.
Ou seja, há alguém que ainda acredite, minimamente, neste governo???
Um «partido» dos e das trabalhadoras, não é??????
Claro, entao!!!!!