sábado, setembro 06, 2008

Os números não enganam!!!!


1,677 milhões de portugueses, ou seja, quase metade do total dos trabalhadores por conta de outrém, tem um salário inferior a 600 euros.
O estudo do INE revela também que um terço dos empregos criados no segundo trimestre de 2008 oferecem salários mensais abaixo de 310 euros.
Sócrates não perdeu a oportunidade para se congratular com a criação de 37 mil empregos no segundo trimestre, fazendo as contas à promessa eleitoral dos 150 mil novos empregos.
O que não disse é que um terço destes novos empregos são remunerados abaixo dos 310 euros.
No final de Junho, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística publicados no semanário Expresso, esta era a realidade para 151 mil trabalhadores, número que inclui os 22 mil desempregados que integram acções de formação profissional a ganhar cerca de 200 euros por mês.
No escalão mais alto dos salários, acima dos 3000 euros mensais, estão apenas 22,6 mil trabalhadores, maioritariamente do sector dos serviços.
O chamado subemprego visível, que se refere a pessoas que trabalham a tempo parcial, mas não por opção própria, é estimado pelo INE em 72 mil pessoas, num total de 123 mil que trabalham menos de 10 horas por semana e 630 mil com contratos em part-time.
Um governo dito socialista, dito dos trabalhadores, pois então!!!!!