sábado, setembro 06, 2008

Os cronistas do reino do Sócrates

Tal como no passado, hodiernamente, há por aí um número de cronistas que «relatam» à maneira do chefe tudo quanto se vai passando cá pelo burgo, ou pelo «reino da Dinamarca».
Cada cronista «conta» o que o reizinho lhe «manda» pois, quem lhe paga as mordomias, as vestes paroquiais e o soldo para a manjedoura é o patriarca!!!
Mas, quando o reizinho não pode, não quer ou está ocupado e não visa o «escrito» do cronista, este tem de falar de tudo menos daquilo que verdadeiramente interessa à plebe!!!
Pode falar do tempo, dos periquitos, do cágado, da emprega doméstica ou até do cão que mordeu a Anocas. Tudo menos, do crédito da casa que não deixa de aumentar, dos salários em atraso, do desemprego, da precariedade, do atraso económico-social do interior, da saúde, da educação, da segurança, etc... .
Nada se diz, enquanto o «chefe» não visar!!!!
Então, os cronistas, para cumprirem com a missão catequista falam das férias!!!!
Das férias que fizeram, com ou sem família!!! Com ou sem o gato, cadela ou rouxinol!!!
É vê-los a descreverem, ao pormenor, as idas às igrejas, capelas, missas e missais, restaurantes, passeios, passeatas e tudo que encha página!!!!
Que importa, ao comum leitor saber se o Duque, Conde ou Comendador foi a banhos para a Patagónia ou fez um cruzeiro pela Polinésia ou pelo Botão?
Nalguns casos, até importava saber quem de facto pagou as ditas «férias»!!!
Mas isso..............
Que se danem as crónicas reais desta pelintragem.
Escrevam com seriedade e legitimidade.
O resto é lixo!!!